Cântaro da Cantareira, encontrado na
Serra da Cantareira por Américo Simões
foto: Malcolm Forest

 

 

Este projeto pretende realizar um resgate da memória histórico-arqueológica na Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, visando a educação e conscientização ambientais, abrindo perspectivas para uma futura pesquisa arqueológica de fundo ambiental, histórico e educativo. Locais já demarcados, como a Capela de São Sebastião, a Fazenda Santa Maria, a Fazenda Velha, as Minas de Ouro, o Parque Municipal do Jardim São Paulo, serão analisados de modo a buscar evidências arqueológicas das primeiras ocupações humanas na região.

Os produtos deste projeto serão apresentados em 3 fases. Na primeira, o resgate da memória histórico - arqueológica e ambiental de áreas de interesse na região norte da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, e um programa de visitas de estudantes do ensino fundamental e médio, aos sítios pesquisados com desenvolvimento de material paradidático, e ênfase sobre aspectos de educação ambiental, História, Arqueologia e Cultura.

Para a segunda fase, serão distribuídas cópias de um folder educativo sobre a pesquisa com fotografias de interesse histórico e arqueológico. Um livro de divulgação e educativo, com título de O Fantasma de Piratininga, contendo informações ambientais, históricas e proto-históricas de São Paulo também faz parte desta fase.

Para finalizar, serão feitos documentários para TV. Uma série com 2 programas sobre fatos pesquisados, lendas e descobertas no campo da proto-história e da arqueologia na cidade de São Paulo, fazendo profunda reflexão sobre a história e o meio ambiente de São Paulo.

Seu objetivo principal é a educação ambiental, envolvendo e sensibilizando crianças, jovens e o público de maneira geral no resgate de informações, objetos e documentos de valor histórico, ambiental e arqueológico, através de visitas aos próprios sítios arqueológicos, além de reunir indícios e informações que contribuam para afirmar a existência de ocupações antigas na Serra da Cantareira. Saiba mais

 

 

Copyright © 2004-2012 by Malcolm Forest - Todos os direitos reservados