foto: arquivo do HIGSP
 

 

O Trenzinho da Cantareira faz parte da história da Zona Norte. Até mesmo os mais jovens - aqueles que não tiveram a oportunidade de viajar em seus vagões - falam do trem como se tivessem andado nele. É que o Trenzinho da Cantareira integra o imaginário de famílias inteiras do Tremembé, Santana, Jaçanã e outros bairros da região.

Muitos juram ouvir, até hoje, o apito do comboio cruzando a Zona Norte. É o "trem-fantasma", que embala o sono, o desejo e a saudade de muitos moradores. O trem funcionou durante 71 anos - de 1873 a 1964 - inicialmente como transporte de cargas, depois de passageiros.

Resgatar o trenzinho e trazê-lo de volta ao seu berço original é um dos objetivos da população da Zona Norte. A idéia é resgatar um trecho da ferrovia da Cantareira e transforma-la em ponto de lazer do paulistano. A exemplo do que ocorre nas cidades históricas de Minas Gerais e no Paraná. Ao resgatar um pequeno trecho da ferrovia, automaticamente será resgatada a memória da região Norte da Capital.

Um dos objetivos desta ação específica é repensar a importância do transporte coletivo, diminuindo o número de carros nas ruas. No momento em que clamamos pelo transporte sustentável, estamos educando os mais jovens sobre a poluição do ar e das águas, além da importância de se preservar as florestas e os mananciais.
Para que isso aconteça, contamos com a sua participação.

Um abaixo assinado estará circulando por toda a região. Outra contribuição é fornecer fotos, documentos e "causos" ligados ao trenzinho. Uma exposição dos achados e um ciclo de palestras - deverá dar continuidade a este projeto. Precisamos de ajuda para fazer tudo isso!

ABAIXO-ASSINADO

Para participar deste projeto, faça download do documento para recolher assinaturas e siga as instruções de retorno.

Texto: Tânia Fernandes

 

Copyright © 2004-2012 by Malcolm Forest - Todos os direitos reservados